Quem Mexeu No Meu Queijo de Spencer Johnson

O livro de “Quem mexeu no meu queijo” é de suave e de fácil compreensão e leva-nos a viajar com as aventuras das personagens. A fábula está divida em: o encontro, história de quem mexeu o meu queijo e o debate.

Dr.Spencer Johnson fala-nos na sua fábula sobre uns os ratos e mini humanos que vivem com o desafio de encontrar o queijo. O labirinto é onde acontece a procura do queijo, aqui eles encontram vários lugares, alguns com imensos queijos deliciosos, por outro lado existem sítios escuros e sem saída. A procura do queijo é intensa, mas à medida que vão encontrando o queijo, vão alimentando-se, esse era o prémio de ter uma vida mais tranquila.

Na fábula temos quatro personagens:

  • Fungadela e Correria – O objetivo para os ratos é só encontrar o queijo;
  • Gaguinho e Pigarro – O objetivo dos mini humanos é encontrar a felicidade, ter êxito na vida, ter dinheiro etc.

Cada uma das personagens reagiu de forma distinta à mudança que ia acontecendo ao longo percurso do labirinto, quando encontraram a primeira estação ambos ficaram lá até o queijo acabar. Assim que o queijo acabou os ratos decidiram ir à luta e encontrar uma nova estação de queijo, já os mini humanos ficaram ali à espera que o queijo aparecesse como que por magia.

Segundo o autor “A vida não é um corredor reto e tranquilo que nós percorremos livres e sem empecilhos, mas um labirinto de passagens, pelas quais nós devemos procurar nosso caminho, perdidos e confusos, de vez em quando presos num beco sem saída”. É exatamente isto que encontramos na nossa vida, o nosso labirinto é a nosso emprego, escola, paz espiritual, relacionamentos, onde passamos o tempo à procura daquilo que mais desejamos e necessitamos.

Para podermos desfrutar das melhorias devemos reagir, adaptar e agir imediatamente.

Este livro deixa-nos a refletir sobre aquilo que estamos a fazer com a nossa vida, com a simplicidade do livro conseguimos retirar grandes lições que podem ser aproveitadas quando lidamos com mudança. Sair da nossa zona de conforto é algo que nos causa desconforto, é importante reconhecermos que quando a mudança chega é difícil desviar-nos dela, mas ela pode representar uma oportunidade de crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You cannot copy content of this page