A Saúde Mental Importa!

A saúde mental é a saúde do nosso cérebro que causa distúrbios de pensamentos, comportamentos e emoções. Também determina a forma como lidamos com o stress, como nos relacionamos com os outros e a maneira como fazemos escolhas saudáveis.

A saúde mental pode afetar a saúde física e psicológica, acaba tudo por estar um pouco relacionado. Estar bem psicologicamente pode aumentar a produtividade e a eficiência no trabalho por exemplo.

Como é a saúde mental em Portugal?

  • Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%).
  • Portugal é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa, sendo apenas ultrapassado pela Irlanda do Norte (23,1%).
  • Entre as perturbações psiquiátricas, as perturbações de ansiedade são as que apresentam uma prevalência mais elevada (16,5%), seguidas pelas perturbações do humor, com uma prevalência de 7,9%.
  • As perturbações de controlo dos impulsos e as perturbações pelo abuso de substâncias registam taxas de prevalências inferiores, respetivamente, com 3,5% e 1,6% de prevalência. 
  • Cerca de 4% da população adulta apresenta uma perturbação mental grave, 11,6% uma perturbação de gravidade moderada e 7,3% uma perturbação de gravidade ligeira. 
  • As perturbações mentais e do comportamento representam 11,8% da carga global das doenças em Portugal, mais do que as doenças oncológicas (10,4%) e apenas ultrapassadas pelas doenças cérebro-cardiovasculares (13,7%). https://www.sppsm.org/informemente/guia-essencial-para-jornalistas/perturbacao-mental-em-numeros/
https://observador.pt/especiais/saude-mental-muito-mais-do-que-parece/

Impacto da Saúde Mental com a chegada do COVID

Começaram a dar mais valor à saúde mental com a chegada da pandemia em 2020. O COVID foi a maior ameaça mental dos portugueses.

Segundo um estudo feito pela Escola Nacional Pública da Universidade Nova de Lisboa os portugueses «todos ou quase todos os dias se sentia agitado, ansioso, em baixo ou triste» devido às medidas rigorosas colocadas por parte do Governo.

Desde os mais jovens ao mais velhos (homens e mulheres), segundo a especialista Carla Nunes, todos eles reportaram os piores estados de saúde. https://sicnoticias.pt/especiais/saude-mental/2021-03-23-Um-em-cada-cinco-portugueses-considera-que-saude-mental-piorou-com-a-pandemia-7c853bd5

O estigma social é um dos principais entraves ao pedido de ajuda e tratamento. Sem tratamento as doenças mentais podem ter um maior efeito negativo na vida das pessoas.

Infelizmente mesmo após os dias de quarentena, a saúde mental é pouco entendida pelas pessoas, sendo que cada uma delas não tem ideias sobre o quão importante é ter uma boa saúde mental. Quantos de vós já disseram que não são doidos quando estão mais débeis, ou ainda – não preciso de tratamento por não sou maluco?

Da mesma forma também existem á volta da saúde mental os tabus e preconceitos, como por exemplo, não mostrar que temos medo, sentimentos e inseguranças.

Todos estes preconceitos fazem com que as pessoas neguem a importância dos cuidados da própria saúde mental, não respeitando assim os seus limites.

A depressão e ansiedade chegam a ser as doenças mais presentes em Portugal.

Também é fundamental perceber que a saúde física é igualmente importante, criar hábitos saudáveis, dormir bem e fazer desporto ajuda a que a nossa mental fique melhor.

Dos aspetos mais importantes é saber quando pedir ajuda, às vezes vivemos situações difíceis e complicadas de lidar, procurar ajuda de um amigo, familiar, ou mesmo um profissional de saúde vai ajudar-te a lidar melhor com a situação que estejas a passar. O facto de aceitares que não estás bem e precisas de ajuda é um grande passo para o cuidado da tua saúde mental.

Publicado em
Categorizado como Saúde Mental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You cannot copy content of this page