A importância da relação interpessoal no trabalho

Quando falamos do relacionamento interpessoal no trabalho, estamos a falar de uma ligação por duas ou mais pessoas e a forma como interagem.

É essencial sermos honestos uns com os outros para uma saudável relação interpessoal e também para um bom ambiente no local de trabalho.

É importante sermos cordiais, e qual é a importância disso?

– Um colaborador passa quatro a oito horas no trabalho e é quase praticamente impossível trabalhar sozinho. Nós não somos máquinas, apesar de às vezes acharem que somos. É necessário partilhar opiniões e ideias.

Já se imaginaram a trabalhar completamente sozinhos, sem ninguém à volta?

Até pode resultar, mas não vai haver tanta proatividade.

– Uma pessoa só não consegue tomar todas as decisões, precisamos de alguém para discutir “problemas”, para avaliar prós e contras, para assim chegar a soluções que beneficiem a empresa num todo.

Estratégias devem ser discutidas num local onde todos os trabalhadores possam expressar livremente as suas visões.

A interação no dia-a-dia é importante para manter uma relação saudável.

– Relação interpessoal tem um impacto direto na cultura da empresa. Desentendimentos e confusões levam negatividade à volta do local de trabalho. Quantos de vocês já estiveram metidos nestas confusões tendo ou não culpa na situação?

Conflitos não nos levam a lado nenhum e acabam por gerar um mau ambiente.

– É preciso haver à nossa volta pessoas que nos motivem e apreciem o nosso trabalho e sobretudo que nos motivem. É essencial ter algum colega em que possamos confiar, que não apreciem só o teu bom trabalho, mas que também digam quando estás errado. Não quero com isto dizer que dês bem com todos (mesmo todos) os colegas, dá-te com aqueles que possas confiar e que te possam ajudar (mas atenção, vais bater muitas vezes com o nariz na porta).

Uma boa relação interpessoal vai ajudar-te a ganhar aliados e ao mesmo demonstra aos teus superiores que és capaz de mostrar o melhor dos outros.

Publicado em
Categorizado como Saúde Mental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You cannot copy content of this page